/ Políticas & Finanças

Amazon tenta salvar a sexta-feira de Wall Street depois da hecatombe Facebook

As empresas de tecnologia foram as que mais agitaram o mercado na semana passada

Na quarta, foi a Alphabet (dona do Google), com alta de 90% no lucro anual. Ontem, a Meta (ex-Facebook) perdeu US$ 240 bilhões em valor de mercado por causa de um balanço decepcionante. Agora, é a vez da Amazon.

A companhia divulgou o seu balanço depois do pregão de quinta. E o resultado não poderia ser melhor: a empresa reportou lucro de US$ 14,3 bilhões no quarto trimestre do ano passado. Ela praticamente dobrou o seu lucro quando comparado com o mesmo período de 2020, que foi de US$ 7,2 bilhões.

O presidente-executivo Andy Jassy indicou que a Amazon estava preocupada com o quanto os custos mais altos devido à escassez de mão de obra, pressões inflacionárias e problemas na cadeia de suprimentos poderiam afetar o resultado. “Apesar desses desafios de curto prazo, continuamos otimistas e empolgados com os negócios à medida que emergimos da pandemia”, afirmou. Um dos sinais de que a empresa deve agir é o aumento no valor das assinaturas do Amazon Prime nos Estados Unidos – por aqui, ao menos por enquanto, segue tudo igual.

Isso fez com que as ações da Amazon saltassem mais de 17% no after hours, e elas vão subindo de novo no pré-mercado. Essas negociações fora do horário regular funcionam como um aquecimento dos investidores para quando o apito do juiz toca, das 11h30 às 18h.

Lembrando que os papéis da empresa fecharam o pregão regular com queda de 7,81%, sugadas pela baixa do de 26% nos papéis do Facebook. O índice de tecnologia Nasdaq ¿¿ perdeu 3%.

Se as ações continuarem subindo, vai ser um alívio para Wall Street. E esse é o sinal dado pelos futuros dos índices S&P 500 e Nasdaq agora pela manhã.

Além da temporada de balanços, hoje também sai o payroll, o relatório de como anda o mercado de trabalho nos EUA.

A expectativa é de desaceleração, já que o avanço da Ômicron fez o país (e todo o resto do mundo) relembrar que a pandemia ainda está rolando. Tanto que o relatório da ADP, que é uma prévia do payroll e só conta com os dados do setor privado, indicou o fechamento de 301 mil vagas. A previsão era bem mais otimista, de 200 novos mil postos.

Com mais ou menos emprego, o Federal Reserve não deve mudar a sua estratégia de apertar ainda mais a sua política monetária. No mês passado, o banco central americano sinalizou que pretende aumentar as taxas de juros em março, quando também fará a última redução do seu programa de compra de títulos.

Mas por enquanto, vamos deixar o mercado aproveitar o balanço da Amazon.